Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Jornalistas apresentam relatório à Comissão Nacional da Verdade

Posted by sindicatodosjornalistas em setembro 10, 2014

*Eduardo Garnier

Meses de trabalho, muitas horas de depoimentos gravados, mais de 20 jornalistas ouvidos e a história oficial sendo recontada. O resultado em 1h30min de narrativas de violação aos direitos humanos sofrida por jornalistas de Niterói. O trabalho foi realizado pelo Sindestá resumido icato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, primeira entidade de classe a criar sua própria Comissão da Verdade. Um DVD e um relatório foi entregue à Comissão Nacional da Verdade para ajudar a desvendar os crimes cometidos pelo regime militar brasileiro contra profissionais de Imprensa a partir do golpe de 64.

Na manhã desta terça-feira (09) dezenas de jornalistas, advogados, estudantes de comunicação, militantes da chamada resistência e vereadores reuniram-se no Plenário Brígido Tinoco da Câmara para a exibição pública do DVD. Segundo o presidente do Sindicato, Continentino Porto, um dos objetivos é não deixar que a história seja apagada.

– Vamos levar esse trabalho colhido pelo Sindicato também às faculdades, escolas e demais segmentos da sociedade civil organizada. São casos de abuso de autoridade, violência física e psicológica, torturas, perseguições políticas. Grande parte da geração de hoje ainda desconhece o que aconteceu nos porões da ditadura. Só conhecendo e entendendo o passado é que podemos evitar o mesmo erro no futuro  – disse Continentino.

Alguns dos jornalistas presentes a apresentação do DVD foram Pinheiro Júnior, Jourdan Amora, Ernesto Vianna, Gentil Lima, Mario Jakobiskind e Mario Souza, um dos responsáveis pela tomada de depoimentos. Também compareceram os advogados Modesto da Silveira, um dos mais atuantes na defesa dos presos políticos; e Fernando Dias, presidente da Comissão Municipal da Verdade.

Representando o Poder Legislativo participaram os vereadores Leonardo Giordano (PT), autor da lei que instituiu a Comissão Municipal da Verdade; Bruno Lessa (PSDB); e Paulo Eduardo Gomes (PSOL). Ainda presentes estavam o ex-deputado e advogado Silvio Lessa; o ex-vereador Coimbra de Mello; e Marta Cioccari, representando a Comissão Nacional da Verdade.

*Jornalista – ASCOM CMN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: