Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Vídeo vai mostrar depoimentos de perseguidos pela ditadura

Posted by sindicatodosjornalistas em setembro 5, 2014

Na próxima terça-feira, dia 9 de setembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro vai exibir o vídeo produzido pela Comissão da Verdade da entidade sindical, que traz depoimentos de vários jornalistas perseguidos na época da ditadura militar. A exibição será feita na Câmara dos Vereadores de Niterói, às 11h. A Câmara fica na Avenida Amaral Peixoto, 625, no Centro.

Com duração de hora e meia, o trabalho contou a colaboração do Programa de Extensão da UFF, sob coordenação de Sílvia Regina Queiroz Ferreira, também dirigente do Sindicato dos Jornalistas. A entidade sindical passará cópias do vídeo para as Comissões da Verdade do Município, do Estado e a Comissão Nacional, com o objetivo de contribuir para a elucidação dos fatos que ocorreram nos bastidores da ditadura militar brasileira, que vigorou de 1964 a 1985.

Em todo o país, centenas de jornalistas foram vítimas de perseguições políticas, prisões, torturas e assassinatos, praticados pela ditadura. Em Niterói, alguns profissionais de Imprensa foram levados à força para o Estádio Caio Martins, transformado em campo prisional pelos militares.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Continentino Porto, revela que a entidade foi o primeiro órgão sindical dos jornalistas brasileiros a criar uma Comissão da Verdade: “Na abertura do nosso vídeo, tem uma expressão que diz que a superação não se faz com o esquecimento. Esse é o nosso papel histórico”, afirma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: