Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Disputa na ABI é entre democratas e golpistas

Posted by sindicatodosjornalistas em agosto 17, 2014

Fernando Paulino

A Justiça marcou para os dias 25 e 26 de setembro próximo as eleições para a Associação Brasileira de Imprensa. Será uma disputa basicamente entre democratas e golpistas. Desde fevereiro passado, uma junta nomeada por via judicial administra a ABI, agindo de forma antidemocrática e, mais recentemente, estimulando golpe emA outra entidade de jornalistas, no caso, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio.

Em nota oficial de 3 de agosto último, assinada por Domingos Meirelles e Jesus Chediak, os interventores da ABI afirmam que “a ABI adverte a todos os jornalistas que em nenhum momento se solidarizou com SJPMRJ” (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro), justificando-se em outro trecho que “o SJPMRJ lamentavelmente deixou-se contaminar por posições que colocaram sua Diretoria em litígio com mandamentos consagrados pelo regime democrático”.

A administração interventora da ABI, na prática, se manifesta a favor de uma tentativa de golpe, articulada por um grupo de jornalistas pregando a destituição da atual diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, eleita democraticamente no ano passado. Por trás desse movimento, dá para identificar as viúvas do peleguismo e as amantes ideológicas dos donos da mídia. Essa proposta, porém, foi fragorosamente repudiada na plenária dos jornalistas cariocas realizada no dia 4 último, com a presença de mais de 400 profissionais de Imprensa, no auditório da Emerj – Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Vale lembrar que os interventores tentaram implantar nas próximas eleições da ABI um sistema de voto eletrônico, não previsto no estatuto da instituição e bastante questionado por especialistas em Informática quanto a seu grau de confiabilidade. A Justiça, em boa hora, rejeitou essa armação golpista.

A ABI precisa, com urgência, restabelecer a sua tradição de lutas democráticas. Trata-se de uma instituição que faz parte da história de lutas da sociedade brasileira. Não pode ficar em mãos de golpistas e antidemocratas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: