Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Ato na ABI contra violência a repórteres

Posted by sindicatodosjornalistas em fevereiro 12, 2014

Com a presença da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, dos presidentes do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Continentino Porto e Paula Mairán, do Sindicato do Município do Rio de Janeiro, do presidente da Fenaj, Celso Schroeder e do presidente da Comissão de Defesa da Liberdade da Imprensa e Direitos Humanos da ABI, Mario Augusto Jakobskind, realizou-se nesta terça feira na sede da ABI ato público em defesa do exercício profissional jornalístico e de repúdio à violência que vem vitimando jornalistas e que atingiu mortalmente o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade durante protesto contra o aumento das passagens de ônibus decretada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Ministra Ministra Maria do Rosário e demais integrantes da mesa condenaram com veemência a violência que vem acontecendo nas manifestações tendo a Ministra lembrado que a sua Secretaria constitui um Grupo de Trabalho que analisa a violência que sofrem os jornalistas em todo o país,. 

O relatório do GT, do qual participam a Fenaj e a ABI, entre outras entidades, será apresentado na próxima semana à opinião pública. Ela enfatizou que o Estado brasileiro está empenhado no sentido de assegurar a liberdade de imprensa e de expressão duramente afetados com a violência nas manifestações. 

Schroeder conclamou os jornalistas e se empenharem no sentido de impedir que outros profissionais venham a sofrer violências, seja a partir de manifestantes ou do aparelho de segurança do Estado. Para Schroeder esta é a hora de dizer aos brasileiros que não se pode permitir que outros jornalistas sejam assassinados. 

 Jakobskind fez um breve histórico sobre as atividades da Comissão da ABI que preside destacando que tem sempre apoiado manifestações legítimas dos movimentos sociais. Condenou o uso de máscaras por manifestantes lembrando que a sua geração enfrentou a ditadura mostrando a cara e denunciando infiltrações policiais. Já na atualidade, enfatizou, manifestantes mascarados ajudam, conscientemente ou não, a infiltração policial, como aconteceu em manifestações populares no Rio de Janeiro. Ele condenou as tentativas de setores da mídia tradicional em criminalizar os movimentos sociais. 

 Jakobskind exortou os presentes a não silenciarem diante da violência, seja de onde ela vier, sobretudo condenar a voz de comando do Governo de Estado 

 Paula Mairán lembrou que na mesma Rede Bandeirantes um outro cinegrafista tinha sido vítima de violência morrendo ao cobrir uma ação policial em uma área carente da cidade do Rio de Janeiro. Ela exortou o patronato a assegurar equipamentos especiais de proteção aos jornalistas que cobrem manifestações de rua, o que não vem acontecendo. O próprio Santiago Andrade ao ser atingido por um rojão arremessado por um assassino não dispunha de nenhum tipo de proteção e se tivesse a morte poderia ter sido evitada. 

Paula entregou a Maria do Rosário um dossier sobre as violências que os jornalistas do Rio estão sofrendo.

Continentino Porto convidou todos os presentes a participarem da missa a ser celebrada em Niterói em intenção do cinegrafista Santiago Andrade, na qual estarão presentes os pais da vítima, que residem em São Gonçalo. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, vai celebrar a missa na próxima sexta-feira, às 18h30,na Catedral de Niterói, no Jardim São João, a pedido do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro. 

O presidente do SJPRJ informou sobre o empenho do sindicato no sentido de exigir que o patronato ofereça segurança aos jornalistas que cobrem fatos em áreas consideradas perigosas em municípios do interior do Estado. Continentino Porto leu também a nota oficial do Sindicato sobre a trágica ocorrência que vitimou o cinegrafista da Rede Bandeirantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: