Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Sindicato dos Jornalistas lamenta morte de Santiago Ilídio Andrade

Posted by sindicatodosjornalistas em fevereiro 11, 2014

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) solidariza-se com os familiares do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, que teve morte cerebral anunciada nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

 O Brasil está de luto e exige que as autoridades punam com rigor os responsáveis pelo homicídio praticado contra um trabalhador da informação que colhia imagens durante manifestação contra o aumento de passagens decretado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

 O SJPERJ considera a ocorrência atentatória à liberdade de expressão tão duramente conquistada pelo povo brasileiro. Os jornalistas e demais cidadãos brasileiros repudiam qualquer tipo de violência, parta de onde partir, e exigem que a cobertura jornalística das investigações não seja objeto de manipulação da informação para fins inconfessáveis e que sirvam de pretexto para a criminalização dos movimentos sociais.

 O SJPERJ apela aos manifestantes e às autoridades no sentido de tomarem providências, através do diálogo, que evitem a continuidade de ações violentas como a que aconteceu com o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade.

 É dever do Estado e de quem tem voz de comando evitar a violência por parte da PM contra os manifestantes, como tem acontecido. É dever dos autênticos manifestantes repudiar e evitar o uso de violência por parte de grupos que se valem de ações antidemocráticas nos protestos. Até porque, a violência só gera violência e se volta contra quem protesta e os profissionais de imprensa.

 Não se pode esquecer que é atributo das empresas jornalísticas também fornecer aos jornalistas que cobrem as manifestações equipamentos de segurança adequados para a proteção dos profissionais de imprensa. E que isso seja feito imediatamente. Até porque, se Santiago Ilidio de Andrade estivesse ao menos com um capacete de proteção poderia ter sido evitada esta tragédia..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: