Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

2º Seminário livre pela Democratização da Mídia

Posted by sindicatodosjornalistas em outubro 10, 2013

A Associação Brasileira de Imprensa – ABI realiza na próxima quarta-feira, 16 de outubro, o 2º Seminário Livre pela “Democratização da Mídia”. Promovido pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da entidade, o evento tem entrada gratuita.

 O seminário tem como eixos temáticos o monopólio da comunicação no Brasil e o prejuízo desse modelo para o conjunto da sociedade; papel social do jornalismo e a liberdade de imprensa; o projeto de Lei de iniciativa popular pela quebra do monopólio; a democratização de conteúdo e publicidade; mídia alternativa e contra-hegemônica; modelos de regulamentação da mídia; e outros temas pertinentes.

 O objetivo é fazer do jornalismo uma ferramenta em defesa da sociedade, voltado para as demandas sociais, sensível e atento às lutas, aos movimentos sociais e a crítica ao modelo neoliberal. A sociedade precisa dessa imprensa mais independente, crítica, que pode expor e debater todas as mazelas do sistema. Só assim poderemos propor e construir um verdadeiro projeto de nação, hoje só a imprensa alternativa cumpre um papel relevante de elevar o nível da consciência sobre a realidade do Brasil e do mundo.

 O Seminário terá duas mesas e ocorrerá das 16h às 20h30, na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar, Centro do Rio, próximo a Cinelândia).

 Assista ao vídeo da primeira edição do evento:  http://www.youtube.com/watch?v=Igrn5XClhNI&feature=youtu.be

 PROGRAMA

 1ª Mesa-plenária

Tema: “A ditadura do pensamento único, o prejuízo desse modelo para a sociedade” – Horário: 16h às 18h30.

 Palestrantes: Silvio Tendler (cineasta), André Moureau (professor universitário), Gilberto de Souza (editor Correio do Brasil), João Luiz Duboc Pinaud (professor e escritor), Gilson Moura (historiador). Mediador: Mario Augusto Jakobskind, Conselheiro e Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade e Direitos Humanos da ABI

 2ª Mesa-plenária

Tema: “Mídia Democrática, é possível, como?” – Horário: 18h30 às 20h30.

 Palestrantes: Alvaro Brito (jornalista e direção SJPMRJ), Ernesto Vianna (jornalista e conselheiro ABI), Renato Cinco (vereador) e Patrick Granja (repórter A Nova Democracia). Mediador: Daniel Mazola, Conselheiro e Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade e Direitos Humanos da ABI.

 

Deixe um comentário