Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Repórter fotográfico é preso e algemado em Araruama

Posted by sindicatodosjornalistas em maio 21, 2013

  O repórter fotográfico Rafael Gonzaga de Freitas, filho do falecido repórter fotográfico e ex Conselheiro da ABI, Jorge Nunes, denuncia a Guarda Municipal do Município de Araruama. Ele aguardava pacientemente ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquele município da Região dos Lagos por estar passando mal e não ter plano de saúde. 

 Segundo Rafael, depois de ter sido atendido por um médico foi para a sala de medicação da UPA onde faria um teste de glicemia (hgt). Depois de aguardar cerca de 50 minutos dirigiu-se à sala de administração da UPA para chamar a atenção por ter sido atendido em sua frente e dos demais pacientes que também aguardavam o atendimento, um parente de um funcionário da unidade. Pediu para ser atendido e não achava justo aguardar tanto tempo porque passava mal. Reclamou também da prioridade dada a alguém que não necessitava de tratamento urgente e que passou a frente de todos por estar acompanhado de um funcionário da UPA. 

  Rafael foi então retirado a força do local, agredido, preso e algemado pelo guarda municipal Gelcimar das Silva Marinho e conduzido para a 118 Delegacia Policial. A autoridade de plantão da delegacia registrou a ocorrência como desacato municipal. 

  A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, em sua última reunião,  conclamou as autoridades policiais de Araruama a agirem no sentido de evitar que se leve adiante alguma represália contra o repórter fotográfico Rafael Gonzaga de Freitas, e investigue o procedimento do guarda municipal responsável pela prisão do jornalista. 

 Segundo integrantes daquela Comissão da ABI, o fato dá bem a ideia de como são tratados cidadãos que necessitam de atendimento médico em hospitais ou unidades de pronto atendimento no Estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: