Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Nota de repúdio às demissões na Band Interior

Posted by sindicatodosjornalistas em abril 5, 2013

A TV Bandeirantes realizou, nesta quinta-feira, dia 4, uma demissão em massa em sua afiliada de Barra Mansa: foram dispensados 30 dos 52 funcionários da emissora, adquirida em 2006 pelo grupo. Além de pessoal da área administrativa foram demitidos vários profissionais do jornalismo.

Os programas locais, como o Tô na Área (esportes), Band Cidade e Entrevista Coletiva foram extintos. A emissora se limitará a retransmitir o sinal gerado pela Bandeirantes no Rio de Janeiro. Somente duas equipes de jornalismo deverão mantidas, uma em Barra Mansa e outra em região do estado ainda a ser definida, já que o sinal de Barra Mansa é transmitido para todo o território do interior fluminense.

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro manifesta a sua solidariedade aos profissionais demitidos e repudia essa medida ofensiva aos trabalhadores e aos interesses do público, que fica privado da programação regional.  Isso acontece pouco tempo depois das emissoras de TV do Rio de Janeiro alcançarem um lucro de 12,3% nos dez primeiros meses de 2012, segundo dados do Projeto Inter-Meios, praticamente o dobro da inflação do período. 

O próprio diretor comercial da Band, Marcelo Mainardi, declarou em entrevista à Folha de São Paulo em dezembro de 2012: “.. nós vamos crescer algo em torno de 30%. Tivemos bons resultados com o futebol e com a chegada do ‘Pânico’. Foi um ano especial para a Band.”  Isso além do aumento de faturamento da Band gerado pela crescente venda ilegal de espaço na grade de programação a instituições religiosas.

A situação dos jornalistas do Sul Fluminense é agravada pela existência de um Sindicato regional, criado com a invasão da base do Sindicato dos Jornalistas do Estado e que não é reconhecido pela Federação Nacional dos Jornalistas. Esse sindicato regional não tem qualquer compromisso com a categoria, servindo apenas aos interesses patronais.   

A resistência e avanço das conquistas dos trabalhadores dependem da sua organização, participação e luta. Conclamamos, portanto, os jornalistas do Sul Fluminense a repudiarem esse sindicato regional e se unirem em torno do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, legítimo representante da categoria em todo o interior fluminense, cuja diretoria está agendando uma reunião com a Band para negociar uma alternativa às demissões.  

 

Niterói, RJ, 05 de abril de 2013.  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: