Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

ABI exorta o governo federal a preservar Museu do Índio

Posted by sindicatodosjornalistas em janeiro 14, 2013

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota manifestando solidariedade com os grupos indígenas que se encontram residindo no Museu do Índio há pelo menos sete anos, um local histórico, que já foi sede em 1910 quando da criação do Serviço de Proteção ao Índio, antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Eis a íntegra da nota:

“Hoje, o espaço do Museu está sendo cobiçado por grupos empresariais interessados em transformar o local em espaço visando o lucro.

A Comissão exorta o Governo Federal, proprietário do imóvel histórico, a se posicionar pela manutenção do Museu do Índio e transformá-lo em um Centro de Cultura Indígena, iniciativa importante no sentido de demonstrar aos brasileiros e à comunidade internacional que as autoridades preservam a Memória do país e a cultura de um importante segmento da população brasileira.

Entendemos que o governo do Estado do Rio de Janeiro está utilizando indevidamente forças policiais, como aconteceu no sábado (12), para intimidar os indígenas e também representantes dos movimentos sociais que se encontram no local hipotecando solidariedade aos grupos indígenas.

É inadmissível a utilização do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar para intimidar ou cometer violência para atender interesses empresariais no Complexo Maracanã. Interesses esses que não respeitam a memória do povo brasileiro.

Não se pode aceitar a derrubada do prédio histórico que faz parte da história do povo brasileiro, onde lá trabalharam e fizeram suas reflexões figuras como o Marechal Cândido Rondon e Darcy Ribeiro, que ao longo do tempo que viveram defenderam com ardor os indígenas brasileiros, vítimas de discriminação de uma elite que sempre agiu de forma a assegurar os seus lucros em detrimento de imensas parcelas do povo brasileiro”.

Comissão de Defesa da liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI

Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2013.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: