Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Jornalistas do Estado Rio criam Comissão da Verdade

Posted by sindicatodosjornalistas em agosto 5, 2012

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) acabou de criar a sua Comissão da Verdade, que terá por objetivo ouvir testemunhas de um período da história brasileira que ainda precisa ser conhecida em sua totalidade.

A iniciativa se insere no contexto da Memória, Verdade e Justiça tão almejada por amplos segmentos da sociedade brasileira. 

 A área jornalística do Estado do Rio de Janeiro foi bastante atingida no período em que esteve vigente no país uma ditadura civil militar e há testemunhas dispostas a contar as suas histórias e o que passaram em todos os mais de 20 anos de autoritarismo.

 No Estado do Rio de Janeiro estádios de futebol se transformaram em presídios, inclusive o de Caio Martins, que abrigou pelo menos 120 presos políticos recentemente reconhecidos oficialmente pelo Governo do Estado.

Posteriormente, em outros pontos do país e Cone Sul do continente, o modelo brasileiro de repressão em estádios de futebol serviu de modelo para iniciativas do gênero, como no Estádio Nacional do Chile.  

 Há inúmeros fatos que ainda não foram contados, sobretudo no interior do país, onde o autoritarismo imperou e os responsáveis nem sequer foram apontados.

 Todos nós temos o dever de mostrar, sobretudo às novas gerações, o que foram os anos de arbítrio aqui no nosso Estado do Rio de Janeiro, onde no município de Campos dos Goitacazes um setor uma usina de açúcar foi transformada em forno crematório, conforme denuncia do delegado de polícia, Claudio Guerra.

 A diretoria do SJPERJ apela aos associados e cidadãos deste Estado que tenham informações a prestar e que queiram ajudar a contar a nossa história, resgatar a nossa Memória, a entrarem em contato com o sindicato ou venham pessoalmente à sede na rua Saldanha Marinho, 219 – sobrado.

 Vale sempre observar que o conhecimento do nosso passado ajuda também a entender melhor o presente e evitar que se repitam violações dos direitos humanos.

 Por isso,  é dever cívico de todos que puderem colaborar com esta iniciativa.

 

Diretoria do SJPERJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: