Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Caldieri lança livro que conta a trajetória de Edmundo Moniz

Posted by sindicatodosjornalistas em maio 19, 2012

A Câmara de Niterói foi o local escolhido para o lançamento do livro, Eternas lutas de Edmundo Moniz, escrito pelo jornalista Sérgio Caldieri. A obra foi autografada na última sexta-feira, dia 18, às 18 horas, no hall de entrada da casa legislativa da cidade. O livro faz parte das comemoração pelo centenário do também jornalista, escritor, ex-diretor do Serviço Nacional de Teatro (SNT) e diretor do jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro.

Filho de Antônio Ferrão Moniz de Aragão, ex-governador e senador pelo estado da Bahia (1915-1920), Edmundo Ferrão Moniz de Aragão nasceu em 2 de novembro de 1911, em Salvador (BA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, foi também professor de história e de filosofia, historiador, poeta, teatrólogo e ensaísta. Durante os governos dos presidentes Juscelino Kubitschek (1956-1961) e João Goulart (1961-1964), exerceu o cargo de diretor do SNT e criou o Teatro Nacional de Comédias. Também foi diretor do Correio da Manhã e, adversário da ditadura militar, teve de exilar-se e viveu na Argentina, México, Argélia, França e Uruguai, até 1978, quando pôde regressar ao Brasil. No segundo governo de Leonel Brizola (1991-1994) exerceu o cargo de secretário estadual de Cultura do Rio.

O atual Centro de Documentação da Fundação Nacional de Artes (Funarte) tem o nome de Edmundo Moniz, sendo composto pelos acervos das bibliotecas de três fundações de caráter nacional extintas em 1990: a Funarte, a Fundação Nacional de Artes Cênicas e a Fundação do Cinema Brasileiro. Reúne mais de um milhão de itens sobre artes plásticas e gráficas, música, fotografia, teatro, dança, ópera, circo, cinema e vídeo.

Texto Eduardo Garnier – ASCOM CMN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: