Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Assassinato em Antares: pesar e indignação

Posted by sindicatodosjornalistas em novembro 8, 2011

Vamos cobrar a urgente elucidação do crime e o desempenho do estado constituído nas comunidades de Santa Cruz 

  A propósito do assassinato do cinegrafista Gelson Domingos na favela de Antares, Zona Oeste do Rio, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio manifesta seu pesar e indignação, defendendo desde já treinamento específico para jornalistas que atuam em áreas de conflito das cidades brasileiras.

   Na tragédia de Antares a própria câmara do cinegrafista atingido no tórax por disparo de fuzil evidencia que ele estava posicionado de frente para o atirador, expondo todo o corpo, quando deveria estar portando a câmara na posição lateral.

   Treinamento adequado ensinaria aos jornalistas como posicionar o corpo em meio a tiroteios. Os soldados têm esse tipo de treino, que mesmo assim não garante que fiquem imunes às balas disparadas pelos bandidos.

   Que a fatalidade ocorrida na Zona Oeste da capital sirva como ponto de partida para ações enérgicas de associações, sindicatos e de empresas, visando maior proteção física das equipes jornalísticas. O treinamento de guerra poderia ser proporcionado pelas polícias, em conjunto com as firmas da mídia, e com o apoio dos sindicatos da categoria.

   O Sindicato dos Jornalistas do Estado deixa para análise tal proposição, que na certa chamaria maior atenção da imprensa internacional para a situação de violência no País. Comprometendo-se a transformar a questão em cláusula de sua próxima Convenção Coletiva de Trabalho com os patronais de jornais e de televisão de sua abrangência territorial.

 

Chapa Reconstrução

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: