Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

II Fórum das Assessorias reúne 18 municípios

Posted by sindicatodosjornalistas em setembro 19, 2011

Evento reuniu cerca de 150 pessoas no Legislativo

Controlar, de forma transparente e democrática, a liberação de verbas públicas para veículos de comunicação social do Estado passou a ser uma nova bandeira de luta dos jornalistas fluminenses. Proposta neste sentido foi aprovada no II Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social, realizado na Câmara dos Vereadores de Niteroi, no último dia 17 de setembro. A deliberação aprovada lembra que “as verbas públicas são uma das principais fontes de financiamento dos veículos e Comunicação Social do País, daí a necessidade de uma regulação das normas de distribuição de verbas públicas para publicidade, de modo que seja exigido o respeito aos direitos trabalhistas dos jornalistas dos veículos que solicitam anúncios oriundos de verbas públicas”. A matéria agora será encaminhada à Assembléia Legislativa do Estado e às Câmaras Municipais, com o objetivo de ser transformada em projeto de lei.

O Encontro Estadual foi o maior fórum organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, reunindo cerca de 150 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais de Comunicação, além de pessoas de outras categorias profissionais interessadas na questão de mídia. Ao todo, estiveram representados no evento 18 municípios fluminenses. O Encontro aprovou também a formação de um Grupo de Trabalho reunindo estudantes, professores e profissionais de Comunicação, com o objetivo de trocar informações, lutar pela melhoria dos cursos de Comunicação, estruturar a campanha de pré-sindicalização e acompanhar as atividades sindicais. Entre as moções aprovadas na plenária final do Encontro, constam: manifestar solidariedade à população do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, que sofre pelo péssimo serviço prestado pelo sistema de bondes, de responsabilidade do Estado; apoio ao projeto que cria o Conselho Estadual de Comunicação, apresentado pelo deputado estadual Paulo Ramos, do PDT, em tramitação na Assembleia Legislativa; apoio à criação do Estado Palestino, cujo projeto será apreciado ainda este mês pelo plenário da ONU. O jornalista Assueres Barbosa, de São Gonçalo e que está completando 50 anos de atividades profissionais, recebeu uma moção especial de congratulação.

O II Encontro escolheu a delegação do Estado do Rio que participará do Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, marcado para outubro próximo, em Natal, Rio Grande do Norte. Os delegados eleitos como titulares são Continentino Porto, Fernando Paulino, Mário de Sousa (os três de Niterói) e Dulce Tupy, de Saquarema. Como delegados suplentes, foram indicados Osvaldo Maneschy, de Niterói, e Evaldo Nascimento, de Silva Jardim. Os estudantes serão representados por Joseane Ramos, de Barra Mansa – eleita delegada titular -, e Clarissa Nogueira Couto, de Niterói – eleita delegada suplente. (Texto de Fernando Paulino) 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: