Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

OAB Niterói inaugura centro de inclusão digital

Posted by sindicatodosjornalistas em julho 7, 2011

O presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, ao inaugurar, dia 5, o pioneiro Centro de Inclusão Digital, destacou a sua importância para os advogados entrarem na era virtual, porque vai ensinar a prática em processo eletrônico. Disse que a iniciativa do centro repercute no País e sua criação é resultado da parceria com a Caarj, presidida por Felipe Santa Cruz.

Informou ainda que, em setembro, essa parceria dará outro valioso fruto para a advocacia, com a inauguração da ampliação do Escritório Compartilhado, cujas obras estão em pleno andamento. Lembrou que o atual escritório foi resultado de parceria com a Universidade Candido Mendes, campus de Niterói.

 A placa de inauguração foi descerrada por Antonio José e pelo vice-presidente da OAB-RJ, Sérgio Fisher, representando o presidente Wadih Damous, além de Ricardo Menezes, diretor-tesoureiro da Caarj, representando o presidente da Caarj. O presidente da OAB Niterói lembrou a importância de proporcionar aos advogados a chance da inclusão.

 “Como todos nós sabemos, o processo digital já é um caminho sem volta, pois está sendo implantado no Judiciário em grande velocidade, por determinação do CNJ. Pensando nesse problema e nas dificuldades que os profissionais estão tendo para pôr em prática a teoria, é que pensei em criar esse centro”, disse, revelando que o reconhecimento parte de diversos segmentos deste e de outros estados.

 Fisher exalta a iniciativa

 “O presidente Antonio José está de parabéns. Com a sua experiência e tirocínio vislumbrou o futuro e, tenho certeza que vai levar esta proposta a outras seccionais e subseções do Brasil. Como ele mesmo destacou, a inclusão digital é necessária para não marginalizar os advogados que não estavam preparados para trabalhar com as novas tecnologias. Eles terão que fazer um esforço para se atualizar, caso contrário, terão que deixar de praticar a advocacia”.

Ricardo Menezes afirmou que Antonio José é um incansável batalhador pela categoria: “Está sempre com uma inauguração. Isso é muito gratificante para toda a classe. A implantação do Centro de Inclusão Digital é de suma importância. Nossa categoria está a mercê do processamento eletrônico implantado pelos tribunais, que veio de cima para baixo. O centro é mais uma forma que a subseção de Niterói encontrou para  amparar os advogados”.

 O espaço funcionará em sala da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Niterói, no 9° andar da sede da entidade, e contará com um professor habilitado para ministrar as aulas. Dispõe de nove computadores conectados com internet banda larga. As inscrições, presenciais, poderão ser feitas a partir do dia 11 de julho.

 A solenidade contou ainda com a presença de Nilson Xavier, conselheiro da OAB-RJ e diretor do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro; e os seguintes integrantes da OAB Niterói: Anderson Prezia, secretário; Fernanda Tolla, conselheira e presidente da Comissão de Ética e Disciplina; Bruno Paura, conselheiro e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor; Luis Meato, presidente da Comissão de Petróleo e Gás; Elio Ferreira, conselheiro e presidente da Comissão de Direito Ambiental; Carlos Spitz, conselheiro; Hélio Considera, conselheiro e diretor do Departamento de Eventos e Cultura, e Alexandre Ferreira, superintendente da OAB Niterói. O cerimonial ficou a cargo de Ricardo Moreira, assessor especial da presidência da OAB Niterói e vice-presidente da Federação Nacional de Cultura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: