Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

OAB discute diploma para jornalistas

Posted by sindicatodosjornalistas em julho 5, 2011

   O Conselho Federal da OAB, reunido em Brasília nesta terça-feira, dia 5 de julho, colocou em sua pauta de discussão as propostas de emenda constitucional (PECs) que tratam da exigência de diploma para jornalistas. No total, serão apreciadas na sessão ordinária da Ordem 40 proposições, envolvendo assuntos de interesse da cidadania e da advocacia.

   Para o presidente da OAB em Alagoas, Omar Coêlho de Mello, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que baniu a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão de jornalista, causou um grande prejuízo à sociedade brasileira. “É equivocada a idéia de que exigir o diploma ameaça de alguma forma a liberdade de expressão, que está plenamente asseguradaa todos pela Constituição. O que está sendo discutido é exercício profissional, e concordo com quem defende que a qualificação profissional dos jornalistas é requisito para uma visão ética e humanística da informação”, justificou.

   Ainda de acordo com Omar Coêlho, jornalistas e advogados são importantes para a defesa da cidadania. A PEC 33/09 é de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e prevê o retorno da exigência de formação específica e do diploma para o exercício do Jornalismo. Outra PEC com o mesmo teor, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), foi aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. Ambas as PECs aguardam agora a votação em plenário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: