Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Compromisso dos jornalistas com a sociedade

Posted by sindicatodosjornalistas em maio 8, 2011

Não faltou a feirinha de livros no local

O III Congresso Estadual em Rio Bonito reafirmou o compromisso dos jornalistas fluminenses com o objetivo de uma sociedade brasileira mais justa, pluralista e socialista. Durante três dias cerca de cem profissionais da Imprensa e convidados debateram os assuntos mais atuais da Comunicação Social, enfatizando a necessidade de apoiar de todas as formas o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio, tema central do Congresso.

Desde o transporte dos congressistas a partir de Niterói, passando pelo credenciamento dos participantes antes do início do evento, até a formação das mesas de debates, o III Congresso seguiu inteiro, culminando com a redação da Carta de Rio Bonito, o documento político aprovado pelos jornalistas presentes que afirma de modo categórico as posições adotadas pelo Sindicato do Estado frente à importantes questões.

 Na mesa de abertura e no decorrer do período do evento ocorreu dupla comemoração: pelos 165 anos de Rio Bonito e pelos 57 anos de fundação do Sindicato do Estado. A instituição chega ao seu aniversário de mais de meio século renovada, densa de atividade sindical, com ações voltadas para o coletivo dos jornalistas. Prova maior é o comparecimento massivo da categoria nos eventos da Casa que a representa. Até agora foram três congressos estaduais (Niterói, Cabo Frio e Rio Bonito) e um encontro de assessores de Imprensa em Quatis.

O Sindicato do Estado também participou com delegação completa de dois congressos nacionais de jornalistas e do último Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC). Nesses encontros se posicionou com assuntos regionais do Estado do Rio e ainda sobre temas nacionais, como a campanha do diploma e da necessidade da manutenção do noticiário A Voz do Brasil em seu horário tradicional (das 19 às 20hs). Participou ativamente também da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em Brasília e das conferências estaduais e municipais do Rio e Niterói. Atualmente está engajado na campanha da efetiva implantação do Conselho Estadual de Comunicação Social, marco regulatório da mídia no Estado do Rio. E intensifica os preparativos para participação no 18º ENJAC, que acontecerá de 13 a 15 de outubro em Natal, no Rio Grande do Norte. De Sul a Norte do País, e nas regiões do RJ, o Sindicato do Estado marca presença representando a categoria dos jornalistas, ao mesmo tempo que abre caminho para as novas gerações de sindicalistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: