Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Síntese da história da cidade

Posted by sindicatodosjornalistas em abril 17, 2011

   De acordo com alguns historiadores, a região onde atualmente se localiza Rio Bonito teria sido visitada por homens de Américo Vespúcio quando estes aportaram na região de Cabo Frio, por volta de 1504. Numa outra versão, Rio Bonito teria sido desbravado pelos Sete Capitães no início do século XVIII.
   Quando da segunda invasão dos franceses ao Brasil, muitos portugueses e índios tomaram parte nas batalhas e contribuíram para sua conseqüente expulsão do Brasil. O Governador Geral Martim Corrêa de Sá, doou gleba da capitania a sete capitães que teriam lutado contra os franceses no Rio de Janeiro.
   Um deles, Manuel Riscado, se estabeleceu efetivamente na região onde é hoje Campos dos Goytacazes, os outros alugaram terras a colonos ou as doaram aos padres e jesuítas. O desbravamento de Rio Bonito  é atribuído a esse período.
   As terras dessa região tinham sido ocupadas anteriormente pelos índios Tamoios, que acabaram sendo afastados desse local pelas freqüentes chegadas de colonos ao Brasil.
   Porém é em 1755 que Gregório Pinto da Fonseca, proprietário da fazenda denominada Madre de Deus, que construiu a capela em sua fazenda de onde se originou o núcleo da cidade. A capela passou a curada (povoação pastoreada por cura ou vigário) em 18 de Abril de 1760. Possivelmente a capela começou a agregar, através de seus serviços religiosos, todo o pessoal da pequena região – o que provocou sua expansão. Outra capela foi construída no mesmo local para substituí-la, mas teve pouca duração. No início do século XIX fez-se construir a Igreja Matriz da N.S. do Rio Bonito, que é até os dias de hoje, o ponto central do município.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: