Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Nota de repúdio

Posted by sindicatodosjornalistas em outubro 18, 2010

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro manifesta seu repúdio às declarações do humorista do programa Casseta e Planeta, da TV Globo, Marcelo Madureira, por suas declarações desrespeitosas à categoria dos jornalistas, reproduzidas no número 432 da revista Quem.
 
Não é de hoje que este cidadão Madureira, sob o pretexto do humor, vem fazendo tais declarações  referindo-se aos trabalhadores brasileiros de um modo geral, repetindo o preconceito manifestado no início do ano pelo âncora da TV Bandeirantes, Boris Casoy, contra os lixeiros, o que foi objeto de uma outra nota de repúdio deste Sindicato. 
 
Recentemente o  Madureira, sempre sob a justificativa do humor, considerou o cineasta Glauber Rocha “uma merda”, desrespeitando um dos ícones da cultura brasileira, no conceito de muitos.
 
Entendemos que não pode passar desapercebido o fato de alguém que tenha acesso a espaços midiáticos considerar que “qualquer imbecil pode ser jornalista”, como disse.

Ele demonstrou desconhecer o que venha a ser jornalismo e a formação para alguém ser jornalista.  Saiba o cidadão Madureira que o jornalismo tem como matéria prima a informação, que é um direito humano que deve ser respeitado. E saiba também que para lidar com isso é preciso uma formação técnica, da mesma forma que outros profissionais, como engenheiros, médicos e advogados. São profissões que não podem ser exercidas “por qualquer imbecil”, conforme opina.
 
Vale assinalar também que, na prática, o Marcelo Madureira se alinha com o patronato midiático conservador, que hoje investe radicalmente contra a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, exatamente porque não aceita que a informação seja um direito humano. 
 
Sugerimos que todas as entidades representativas dos jornalistas se posicionem, com neste momento se posiciona o SJPERJ.
 
A Diretoria
 
17 de outubro de 2010

Uma resposta to “Nota de repúdio”

  1. Maria Augusta said

    O Sindicato poderia entrar com processo por injúria? E também não podemos abrir reclamação no CAT da Rede Globo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: