Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio

Vereadores de Caxias homenageiam a Imprensa

Posted by sindicatodosjornalistas em julho 1, 2010


Camara de Caxias lembrou o Dia da Imprensa

O Dia Nacional da Imprensa foi comemorado com uma Sessão Solene Especial pela Câmara Municipal de Duque de Caxias. A Casa Legislativa homenageou 37 profissionais de  comunicação, jornalistas, radialistas e empresários da Baixada Fluminense e do Estado, na noite do dia primeiro de junho, data em que todo país comemora o Dia da Imprensa. A noite foi marcada com a entrega de Moção de Aplausos e Congratulações aos homenageados indicados pelos vereadores da cidade. A solenidade foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara, Dalmar Lírio Mazinho (PSDB), no plenário da Casa. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre elas, o presidente da Associação de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (ADJORI), Paulo César Caldeira, o vice-prefeito da cidade, Jorge Amorelli, além de políticos e empresários da Baixada.

O presidente da Casa abriu a sessão e em seu discurso falou sobre a importância da atuação da imprensa brasileira. “A imprensa possui um papel social de informar e,  no intuito de repassar informações, muitas vezes se torna a voz do povo. Esse papel vem sendo desempenhado muito bem pela imprensa, em especial pela imprensa regional que faz a cobertura dos fatos importantes da cidade da Baixada. Por isso, a Câmara dedica essa noite a esses brilhantes profissionais. Amigos seletos que fazem da Baixada sua vida. Faço questão de mostrar o quanto são importantes para essa cidade. Apesar de não ser formado na área, sou apaixonado por comunicação”, disse Mazinho. Após o discurso o vereador anunciou a estreia de seu programa popular na rádio regional AM 1.480, no dia 6 de julho, das 10h ao meio dia. Segundo ele, o programa será diário e voltado às donas de casas com entrevistas, culinária, debates, prêmios, entre outras atrações.
Entre os homenageados, o empresário Valcir Almeida, diretor-presidente do Jornal de Hoje, representado por seu neto, Irving Merath Almeida, foi lembrado por seu grande papel à frente do JH durante seus 38 anos de fundação. “Valcir de Almeida é um dos precursores do jornalismo na Baixada Fluminense e seu jornal sempre desempenhou o papel de informar com respeito e imparcialidade, contribuindo para a construção e desenvolvimento dessa região”, afirmou a vereadora Fatinha ao entregar a homenagem a Irving, neto de Valcir de Almeida.
A jornalista Bernadete Travassos, uma das mais aplaudidas da noite, homenageada pelo presidente da Câmara, estava emocionada. “Muita gente acha que a homenagem é uma bobagem, para mim é muito valiosa. Mostra reconhecimento e valorização profissional. Poucas pessoas têm a sensibilidade para entender o quanto é importante o papel da Comunicação e do profissional no contexto da sociedade. Estou muito feliz e o Mazinho está de parabéns”, disse a jornalista, que representa o Sindicato de Jornalistas do Estado na Baixada. Já o jornalista Carlos de Sá Bezerra, 55 anos de profissão, deu uma verdadeira aula ao discursar sobre a história do jornalismo no país. “Tudo começou em 1439 quando Gutemberg materializou a maior invenção de todos os tempos. Já naquela época ele sabia que era preciso e necessário colocar as idéias no papel, e foi o que fez com sua invenção. Mas poucas pessoas poderiam sonhar com o poder construtor e destruidor da imprensa, a mesma que levanta e derruba, através da opinião que forma”, destacou ele.
Entre os homenageados estavam os jornalistas Carlos Meritello, 33 anos de profissão, Lúcia Regina Vitória Cabral, primeira mulher a fundar um jornal na Baixada Fluminense, Carlos Felinto, o jornalista Alberto Marques, Geraldo Borges, César Moutinho, Sandra Coelho, Neuza Venel Rosa, Josué Cardoso, João Simões Lacerda, Edson Borges de Almeida, Marcelo dos Santos Cunha, Paulo César Caldeira, Carlos de Sá Bezerra, Ivan Azevedo Valentino, além dos repórteres Marcos Nunes (Jornal Extra), Marcos Galvão, Geraldo Perello e Helvio Lessa, do Jornal O Dia que, por ser horário de fechamento dos respectivos jornais, não puderam comparecer à solenidade e receberão a Moção posteriormente.
No rádio, os comunicadores Ricardo Fonseca, Edson Correia da Conceição, Reinaldo dos Santos, Marcos Aristides Santos, Marli dos Santos de Carvalho, Verônica Macedo, Antonio Alves Bittencourt, Paulo Raddi, Reginaldo Santos de Oliveira, entre outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: